Toyota apresenta veículo elétrico e autônomo que pode ser usado como loja móvel

Durante o evento da feira tecnológica CES, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Toyota apresentou um novo modelo de veículo elétrico que dirige totalmente sozinho, ou seja, ele é 100% autônomo. Chamado pela empresa de e-Palette, o novo conceito da Toyota poderá ser lançado pela empresa em 2020 para atender aos Jogos Olímpicos que acontecerá em Tóquio, no Japão.

O modelo apresentado por Akio Toyoda, o atual presidente da Toyota, trata-se de uma minivan elétrica e autônoma. Ela foi apresentada pelo presidente da Toyota durante a véspera de abertura da feira tecnológica, no dia 8 de janeiro deste ano, durante uma sessão que foi dedicada à imprensa.

O empresário Toyoda afirmou sobre a minivan: “Hoje você tem que ir até as lojas. No futuro, com o e-Palette, a loja vai até você”. Segundo Toyoda, o projeto da empresa tem como finalidade ser funcional e atender a todos os públicos, inclusive os empresários que desejam ter um negócio móvel.

Isso porque o e-Palette trata-se de uma minivan que comporta diversos tipos de comércio varejistas, podendo ser transformada para servir de escritório, hotel ou ainda para entregar pizzas. Além disso, a minivan também poderá ser utilizada para que pessoas possam se deslocar de forma compartilhada em áreas urbanas. Toyoda explicou durante a apresentação que o e-Palette “é um exemplo da visão da Toyota quanto à mobilidade”.

A minivan foi projetada com a parceria de várias empresas que atuam no segmento, dentre elas estão a Amazon, Mazda, Pizza Hut, Uber e até mesmo o aplicativo de transporte da China chamado de DiDi. Cada uma dessas empresas associadas a Toyota possuem um interesse em específico, pois a tecnologia da minivan poderá permitir que negócios sejam levados até a casa dos consumidores sem a necessidade de um motorista, pois atua de forma autônoma.

O presidente da Toyota afirmou em sua apresentação que a empresa irá se transformar de montadora de veículos para uma “empresa de mobilidade”. Além disso, o presidente da empresa confirmou que a Toyota está apostando nos veículos elétricos como a nova modalidade de veículos para o futuro.