Negócios

Reconhecido jornalista do setor automobilístico fala sobre Carlos Alberto de Oliveira Andrade

O jornalista Boris Feldman, conhecido como um especialista do setor automobilístico e de veículos, que além disso está à frente do programa sobre carros denominado “Auto Papo”, voltou a mencionar o nome de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empresário e fundador do Grupo CAOA, uma das maiores distribuidoras de veículos da América Latina.

O apresentador do programa “Auto Papo”, Boris Feldman, foi quem criou o programa “Vrum”, veiculado na emissora de TV SBT, além disso, ocupou o cargo de editor de vários cadernos do setor automobilístico, durante cerca de 20 anos. No mês de agosto de 2018, Feldman, relembrou uma entrevista feita com Carlos Alberto de Oliveira Andrade, em 2012. A entrevista conhecida como “O sonho do Dr. Caoa” – vale lembrar que o termo “Dr.” foi utilizado com o objetivo de fazer referência a formação acadêmica em medicina do empresário e atual Presidente do Conselho de Administração do Grupo CAOA.

Na entrevista, o jornalista menciona a fábrica da CAOA em Anápolis (GO), que tem licença da montadora coreana Hyundai para fabricar os caminhões HR e HD 78. Além desses modelos, a CAOA tem licença para montar o Tucson e logo poderá produzir o novo (iX35). Mas o grande sonho da empresa é desenvolver um carro nacional.

Os esforços para realizar esse sonho já começaram, de acordo com a entrevista, Carlos Alberto de Oliveira Andrade afirmou que existe na Itália uma equipe de design trabalhando em uma nova e moderna carroceria para o Tucson, além de estar negociando com a Fiat, a produção de um motor nacional para abastecer o novo veículo.

Para o jornalista Boris Feldman, os esforços do Grupo CAOA para criar no país uma grande fábrica nacional são válidos, já que no Brasil às últimas tentativas para realizar esse feito foram fracassadas, para relembrar, João Gurgel, que queria fabricar jipes e compactos em São Paulo, Eike Batista, que procurava montar jipes JPX em Minas Gerais e Mario Araripe, que tentou produzir o Troller no Ceará, entre outras.

De acordo com Feldman, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, não é apenas um aventureiro, pois possui uma vasta e sólida experiência no setor automobilístico, e não para por aí, segundo o jornalista, o atual Presidente do Conselho de Administração do Grupo CAOA domina todos os processos de uma empresa do ramo, desde a linha de montagem até o pós-venda.

Conheça o Grupo CAOA:

O Grupo CAOA foi fundado em 1979, pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade. A CAOA é referência no mercado automotivo nacional, possui concessionárias em todas as regiões do país, e conta com diversas marcas, como: a Hyundai, a Ford e a Subaru. Vale lembrar, que no Brasil, somente o Grupo CAOA pode importar veículos da Hyundai e da Subaru, pois desde os anos 90 é a importadora exclusiva dessas marcas no país.

O Grupo CAOA produz no país os seguintes modelos: Os caminhões HR e HD80, o New Tucson, os utilitários esportivos Tucson e o iX35.

São quase 40 anos de atividade da empresa, nesse período já produziu e comercializou mais de um milhão de automóveis no país.