Novo SUV da Hyundai é movido a hidrogênio e conta com sistema autônomo

Durante a feira de tecnologia CES no dia 9 de janeiro de 2018, a Hyundai, marca de veículos coreana, apresentou um novo SUV movido a hidrogênio que conta com sistemas de um carro autônomo. As duas tecnologias aliadas chamaram a atenção para o Nexo, veículo que a Hyundai pretende vender em breve.

Segundo a empresa, o Nexo é o primeiro veículo da marca movido a hidrogênio a ser desenvolvido em uma plataforma específica para essa modalidade de veículo. Anteriormente, a Hyundai já contava com a tecnologia de hidrogênio em seu modelo ix35, mas ele era fabricado em plataformas que não comportavam totalmente a tecnologia “verde”.

Essa nova plataforma da Hyundai ainda será utilizado para criar outros modelos considerados “verdes”, ou ecologicamente corretos. Até o ano de 2025, a Hyundai espera lançar outros 18 modelos de veículos que atendam a essa mesma proposta de veículos ecológicos. Em relação a fabricação do Nexo, a Hyundai revelou que o modelo será comercializado em “alguns mercados selecionados”, sendo uma informação bastante vaga em relação aos locais de venda do modelo. Contudo, a fabricação deverá ocorrer ainda neste ano.

A outra tecnologia no Nexo que chamou a atenção no evento foi o recurso autônomo do veículo. O novo modelo SUV da Hyundai conta com um assistente que muda de faixa sozinho. Além disso, o carro pode ser guiado pelo computador de bordo em uma velocidade de 145 km/h sem que o motorista auxilie. A fabricante informou que esse recurso autônomo pode ser utilizado tanto nas ruas quanto nas rodovias.

O modelo ainda possui a inteligência de ajustar a velocidade para determinada área a ser percorrida e a distância entre os veículos, tudo através de sensores e de mapas que traçam os obstáculos presentes no caminho. O sistema da Hyundai foi chamado de Highway Driving Assist, e é muito semelhante ao sistema Autopilot utilizado pelos veículos da Tesla.

O veículo também conta com o sistema autônomo para estacionar, algo que já é comum em alguns veículos comercializados livremente pelo mundo. O Nexo consegue estacionar e retirar o veículo da vaga sem a interferência humana, mas permite que o motorista assuma a direção quando quiser.