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Marketing

Marketing” é uma palavra que jogamos muito sem pensar duas vezes. Mas o que exatamente estamos falando?

Aqui estão algumas idéias comuns: Envolve tudo sobre a forma como um negócio é executado, o que significa que todos são profissionais. Isso é verdade, mas pode ser um modelo inútil quando você está tentando entender do zero.

É manipulação. Fumaça e espelhos. O objetivo é enganar os clientes para que comprem coisas que não fariam de outra forma, e também para pagar mais. Isso pode ser verdade, mas termos como manipulação e enganação têm conotações negativas, e isso dificulta uma conversa adequada.

É superficial. Sinos e assobios. Embalagem bonita, websites elegantes e logotipos com aparência profissional. É como o bronzeado em um fisiculturista profissional.

É fearmongering. Isso significa inventar problemas onde não há nenhum. Aproveitar os medos humanos, fraqueza, ansiedade e vulnerabilidade para fazer vendas. Veja: Manipulação, acima.

É publicidade. Você só precisa de pessoas para olhar para você. Quanto mais as pessoas olham para você, melhor. Um bom marketing, por essa lógica, é comprar um anúncio do Super Bowl. Isso normalmente leva a causalidade para trás – um ótimo produto gera muita receita, que é o que paga pelo anúncio. A compra de anúncios caros não é uma solução para um produto fraco.

Eu realmente não gosto da maioria dessas “definições padrão” de marketing. Eu os acho complicados, carregados e difíceis de ter conversas produtivas.

Aqui está a minha definição favorita, porque é muito útil: É a comunicação deliberada de valor, destinada a influenciar as decisões do consumidor.

Sempre que não está claro o que alguém está dizendo quando se fala em marketing, basta substituir pela comunicação de valor.

“Precisamos do melhor” significa que precisamos comunicar melhor o valor.

“Eles têm uma ótima equipe” significa que eles têm uma equipe excelente para comunicar valores. (Implicitamente, isso também significa que eles têm valor que pode ser comunicado.)

“A Apple só obteve sucesso por causa do marketing” significa que a Apple só obteve sucesso porque é ótima em comunicar valor. Observe como o “único” deixa de ser desdenhoso ou insultuoso.

“Nenhuma quantidade vai salvar isso” significa que não há absolutamente nenhum valor aqui / é um navio afundado / tentar essa ressurreição pode realmente matá-lo … então boa sorte tentando.