Empreendedorismo, Negócios

Manaíra e Mangabeira Shopping. O que há de especial nos empreendimentos de Roberto Santiago?

Roberto Santiago é responsável por dois dos maiores centros comerciais do Nordeste, o Manaíra e o Mangabeira Shopping. Conheça um pouco sobre os empreendimentos e da vida do empresário.

Para se ter uma ideia, a Região Nordeste só fica atrás na região Sudeste em volume de vendas em Shopping centers. Uma das razões é o forte investimento nesse tipo de comércio em estados como a Paraíba, que concentra dois dos principais empreendimentos dessa natureza.

Manaíra Shopping

O Manaíra Shopping é mais antigo, datado de novembro de 1989. Em seus quase 30 anos de história foram diferentes expansões e modificações para torná-lo ainda atual e moderno. Prova disso, são os investimentos em atrações para o público, como forma de trazê-los para o shopping não só para comprar, mas também para passar bons momentos com a família.

Começa pelo cinema de última geração. São onze salas com o que há de mais moderno na exibição de filmes e na disposição das poltronas com seu sistema Stadium. Além das salas convencionais, o público ainda conta com salas VIP e 3D. Completa o cinema, a lanchonete com diversas opções de lanches para tornar a experiência ainda mais enriquecedora.

Também fazem parte do pacote de diversões planejado por Roberto Santiago, o Game Station com mais de 200 máquinas de jogos eletrônicos, a moderna pista de boliche, o salão de jogos, praça de alimentação, espaço gourmet, academia e casa de shows, a Domus Hall.

Mangabeira Shopping

O Mangabeira é mais recente. Inaugurado em 2014, o centro de compras tinha 212 lojas e 17 âncoras. Foram dois anos para definir o projeto e mais dois anos e meios para a sua execução. Durante a construção foram investidos quase meio bilhão de reais e gerados mais de três mil empregos.

Na cerimônia de inauguração, Roberto Santiago falou para mais de cinco mil pessoas, entre empreendedores, lojistas, autoridades da região, políticos, entre outros convidados. Segundo o empresário foram muitos os desafios na obra, mas todos foram contornados. “O fato é motivo de orgulho para todos os envolvidos”, ressaltou.

Os dois empreendimentos, o Manaíra e o Mangabeira não atrapalham um ao outro. Pera Santiago os dois apresentam características muito diferentes, em especial quanto ao impacto socioeconômico na região. Enquanto o shopping mais antigo trouxe pessoas para morar no bairro homônimo, o Mangabeira valorizou os imóveis da zona sul de João Pessoa.

Para Roberto Santiago, o público que migraria para o shopping mais novo não seria superior a 5% do público do mais antigo. Prova disso, é que o Manaíra continua a apresentar de 10% a 15% de crescimento no movimento de compradores.

Roberto Santiago

É empresário nascido em dezembro de 1958 em João Pessoa. Durante a infância estudou no conceituado Colégio Marista Pio X. Na juventude formou-se em administração pela UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa).

Começou sua carreira profissional no Café Santa Rosa, porém logo buscou ter seu próprio negócio, assim montou sua empresa de cartonagem. Depois, partiu para o setor de loteamento e na administração de centros comerciais.