Empreendedorismo

Liderança visionária, características que você deseja encontrar e seguir

Quando você pensa em liderança visionária, pode pensar em notícias sobre pessoas como George Washington, que liderou uma guerra contra os britânicos para estabelecer uma nova nação, ou Mahatma Gandhi, que também se revoltou contra os britânicos, mas de uma maneira muito diferente. Os dois homens viram que uma nova visão de negócios era possível e se propuseram a alcançá-lo – e eles conseguiram.

Com esta perspectiva histórica e pressão, você pode pensar que a liderança visionária é rara e certamente não é algo que uma pessoa comum pode ter. Mas a liderança visionária não precisa mudar o mundo e a economia. Você pode já ter uma liderança visionária e não saber disso.

Um líder visionário é um indivíduo que vê o potencial de como o mundo deveria existir e, em seguida, toma medidas para chegar lá. Você pode conseguir um visionário sem um papel de liderança – tornar-se um cara de ideias, por exemplo. E você pode levar as pessoas a realizar um curso de ação com sucesso , sem ter uma visão da mudança que gostaria de criar.

Essas duas habilidades combinadas – a capacidade de ver o potencial de mudança combinado com a capacidade de liderar os outros cria um líder visionário. Se você quer se tornar um líder visionário (ou trabalhar para um), aqui estão as três principais características que você deseja se esforçar ativamente para desenvolver ou encontrar.

A mudança nunca é isenta de riscos. E é raro que as soluções surjam imediatamente. George Washington não trucidou os britânicos na primeira batalha. Derrotar os britânicos levou anos. Levou sacrifício o sacrifício de muitas pessoas que estavam comprometidas com a visão de autogovernança e liberdade do controle inglês.

Você não precisa colocar sua vida em risco – Steve Jobs e Jeff Bezos dormiram confortavelmente à noite ao longo dos anos -, mas você pode precisar colocar sua vida em risco. Jobs foi demitido de sua própria empresa. Liderança visionária é tudo sobre mudança e mudança significa assumir riscos.

Ao contrário da opinião popular, um líder visionário não apenas sai ignorando todos os opositores e fazendo o que acha melhor. Sim, você descobrirá que há muitos pessimistas que você precisa ignorar, mas também precisa ouvir o que as pessoas estão dizendo.