Posts

Liderança e Gestão – Relacionamento e Diferenças

Liderança e gerenciamento são os termos que são frequentemente considerados sinônimos. É essencial entender que a liderança é uma parte essencial do gerenciamento eficaz. Como um componente crucial da administração, o notável comportamento de liderança enfatiza a construção de um ambiente no qual todo e cada funcionário se desenvolve e se sobressai. Liderança é definida como o potencial para influenciar e direcionar os esforços do grupo para a realização de metas. Essa influência pode se originar de fontes formais, como as fornecidas pela aquisição de posição gerencial em uma organização.

Um gerente deve ter traços de um líder, ou seja, ele deve possuir qualidades de liderança. Os líderes desenvolvem e iniciam estratégias que constroem e sustentam a vantagem competitiva. As organizações exigem liderança robusta e gerenciamento robusto para obter eficiência organizacional ideal.

Enquanto os gerentes estabelecem a estrutura e delegam autoridade e responsabilidade, os líderes fornecem orientação desenvolvendo a visão organizacional e comunicando-a aos funcionários e inspirando-os a alcançá-la.

Enquanto a administração inclui foco em planejamento, organização, pessoal, direção e controle; liderança é principalmente uma parte da função de direção da gestão. Os líderes se concentram em ouvir, construir relacionamentos, trabalhar em equipe, inspirar, motivar e persuadir os seguidores.

Enquanto um líder obtém sua autoridade de seus seguidores, um gerente obtém sua autoridade em virtude de sua posição na organização.

Enquanto os gerentes seguem as políticas, notícias e procedimentos da organização, os líderes seguem seu próprio instinto.

A gerência é mais ciência, já que os gerentes são exatos, planejados, padronizados, lógicos e mais inteligentes. Liderança, por outro lado, é uma arte. Em uma organização, se os gerentes são necessários, os líderes são essenciais / essenciais.

Enquanto a administração lida com a dimensão técnica de uma organização ou com o conteúdo do trabalho; a liderança lida com o aspecto de pessoas em uma organização.

Enquanto o gerenciamento mede / avalia pessoas pelo nome, registros anteriores, apresenta desempenho; a liderança vê e avalia os indivíduos como tendo potencial para coisas que não podem ser medidas, isto é, lida com o futuro e o desempenho das pessoas se o seu potencial é totalmente extraído.

Se a administração é reativa, a liderança é proativa.

O gerenciamento é baseado mais na comunicação escrita, enquanto a liderança é baseada mais na comunicação verbal.