Posts

Fezes de panda são transformados em lenços de papel por empresa chinesa

Com o intuito de reaproveitar as fezes dos pandas gigantes, a empresa Qianwei Fengsheng Paper Company, uma empresa chinesa situada na província de Sichuan, na China, resolveu utilizar o material para fabricar lenços de papel, papel higiênico e outros tipos de produtos de utilidade doméstica.

Essa fabricação só é possível graças a uma parceria da empresa com o Centro Chinês de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante, que decidiu doar as fezes do animal para a empresa. Além das fezes do panda gigante, a empresa também utiliza restos de alimentos que o próprio panda descarta.

O jornal local da China, “Chengdu Business Daily”, informou que a empresa pretende comercializar os produtos fabricados com fezes de panda em breve, e que as embalagens dos produtos terão um logotipo atraente e fofo, que é a imagem do panda.

Todos os dias, cada um dos pandas gigantes em idade adulta gera um total de 10 quilos de excrementos. Como a sua alimentação é feita exclusivamente com bambu, as fezes do panda gigante são ricas em fibras. Mas além dos excrementos, cada panda produz todos os dias 50 quilos de restos alimentares como as cascas e pedaços que caem durante a mastigação de bambu. Tudo isso significa muito material para poder ser reciclado e utilizado como matéria prima para uma fabricação ecológica.

Quando a fabricação de papel é feita a partir do bambu, o presidente da empresa chinesa, Yang Cholin, explica que o primeiro passo é retirar completamente a frutose do material. Feito isso, a parte restante é composta exclusivamente por fibras. Contudo, esse processo de extração e eliminação da frutose ocorre naturalmente através do aparelho digestivo do panda, sendo assim, a empresa economiza em tempo e mão de obra para fabricar o papel.

Assim que o material é recolhido, o presidente explica que as fezes e os desejos alimentares são fervidos, pasteurizados e finalmente transformados em papel. No final desse processo de transformação das fezes em papel, um teste é realizado com o papel para garantir que o material seja livre de bactérias.

A empresa ainda informou ao jornal chinês que cada caixa de lenços de papel feita com fezes de panda será vendida por um valor de 43 iuanes (equivalente a US$ 6,5). Dentre os valores de comercialização no país, o papel de fezes de panda terá um valor a cima dos produtos convencionais.