Fenabrave divulga os carros mais vendidos para empresas e taxistas em 2017

Muitas entidades alegam que as altas consecutivas nas vendas de veículos foram ocasionadas pelas vendas diretas, que são aquelas vendas que ocorrem diretamente para taxistas e empresas. Além disso, o setor de vendas diretas foi o que mais registrou alta no número de emplacamentos realizados em 2017. Embora as vendas diretas correspondam apenas por 40% de todas as vendas realizadas com veículos, o que significa uma minoria na parcela, esse tipo de venda foi a única que demonstrou crescimento neste ano em uma comparação com 2016.

Contudo, essa parcela minoritária nas vendas das concessionárias ainda têm grande importância para as fabricantes de veículos. Essas vendas são tão importantes que diversas montadoras tem lançado novos veículos especializados nesse público, além de manter os modelos mais utilizados pelas empresas e taxistas.

Para entender melhor essa relação entre as montadoras e as vendas diretas, há uma lista divulgada pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que revela quais são os 10 comerciais leves (furgões e picapes) que mais foram vendidos no Brasil durante o mês de janeiro a outubro deste ano. A lista, segundo a federação, foi elaborada levando em conta a porcentagem de vendas diretas realizadas pelo setor e o número total de veículos emplacados durante o período.

A lista da Fenabrave tem 6 picapes dentro dos 10 modelos de veículos mais vendidos para empresas e taxistas. Embora muitos carros da lista atendam tanto as vendas diretas quanto as vendas para consumidores, alguns modelos de veículos possuem estrutura e design exclusivo para empresas, como é o caso dos 3 primeiros da lista: Chevrolet Montana, com 96,3% das vendas realizadas exclusivamente para vendas diretas; Fiat Strada, com 89,6%; e Volkswagen Saveiro, com 79,4% dos modelos destinado as vendas diretas.

Além das picapes, a lista ainda conta com os modelos considerados “carros de praça”, pois estão presentes na maioria das frotas de táxis. Dentre esses modelos, os que mais foram vendidos neste ano foram: Renault Logan, com 73,7% dos modelos vendidos para taxistas; Volkswagen Voyage, com 72,1%; Chevrolet Cobalt, com 63,9%; e Spin, com 62,7% das vendas destinadas aos taxistas.

A lista ainda conta com duas picapes bastante populares nas vendas diretas, o modelo Fiat Fiorino e o modelo Fiat Uno.