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Dicas rápidas para aumentar a produtividade nas vendas do negócio

Quando o assunto é negócios, muito se fala sobre produtividade. A verdade é que, quando falamos em vendas, esse termo não se aplica apenas ao aumento do volume no comércio, mas sim sobre estratégias que impulsionam os resultados. O bom gestor deve estar atento às tendências para orientar a equipe e alcançar o sucesso nesse sentido.

O primeiro aspecto importante é: saber definir as prioridades. A regra 80/20 é uma queridinha dos empresários, justamente por trazer esse valor ao negócio: o de saber quais ações geram mais resultados. Em outras palavras, é preciso eleger quais são os processos mais importantes da organização.

Quando o time de vendas não entrega um bom resultado, não adianta cobrar alta performance sem buscar a causa do gargalo operacional. Para isso, o Diagrama de Ishikawa é a ferramenta ideal. Organizando o fluxo de trabalho por meio dele, a visualização das atividades se torna dinâmica.

Assim, a gestão consegue literalmente ver quando o problema aconteceu. Nesse cenário, a pergunta é “por qual motivo?”. Todos os colaboradores podem colaborar na busca por causas e soluções. Valorizar a sua equipe é um fator essencial para contar com um desempenho engajado, faça isso incentivando um brainstorm!

É fundamental que as metas de vendas sejam impulsionadoras para os resultados. Muitos negócios pecam na definição delas, alçando objetivos impossíveis. Não entenda mal, metas ousadas são muito bem-vindas, mas a viabilidade dela tem que ser comprovada. Caso contrário, o trabalho vai ser sempre desgaste e as pessoas não vão se sentir reconhecidas.

Como já nos ensinou Deming, com foco na qualidade, não é possível gerenciar o que não se mede. Sendo assim, os indicadores de desempenho simbolizam esse controle. Pode-se dizer que mensurar a performance é a “cereja do bolo” para quem quer aproveitar ao máximo os recursos, aumentando as vendas em função disso.

Possuindo um bom planejamento, metas ousadas e factíveis, uma equipe preparada e métricas para acompanhar e aperfeiçoar as atividades, basta caprichar no marketing para atrair a clientela.

O primeiro passo dessa ação, está sem dúvida, no planejamento estratégico. Ao buscar conhecimento sobre o público-alvo e se preocupar em posicionar bem o negócio no mercado, o esquema para atrair os clientes já está formado. Que tal aprender mais sobre isso? Leia sobre como aumentar as vendas em lojas físicas!