Conheça 5 Dificuldades que o empreendedor pode enfrentar

Para empreender é necessário muito mais que apenas vontade, no meio do caminho são diversos os obstáculos que podem surgir, por isso, é importante tomar cuidado com alguns passos para não acabar se prejudicando.

O sucesso de um negócio exige bastante esforço, e alguns fatores que estão diretamente ligados ao alcance de um bom resultado precisam ser verificados para que tudo prossiga sem problemas que podem ser evitados se tomadas as devidas medidas.

Para ajudar empresários na missão de ter um negócio bem sucedido o fundador da Associação Nacional dos Inventores (ANI), Carlos Mazzei, elaborou uma lista que pode atrapalhar os procedimentos tanto para quem é inventor como quem é empreendedor.

1 – Pesquisas Rasas

O momento da pesquisa é uma das principais ações que podem definir os diferenciais de um produto. Quando uma pesquisa é bem realizada então existem grandes chances de atingir uma necessidade que ainda não foi suprida. Se a pesquisa for feita de maneira pouco aprofundada poderá haver uma duplicação de produto, ou apenas mais um produto do setor escolhido que não oferece nenhum diferencial no mercado. De acordo com Mazzei: “Há casos em que chegam a tentar colocar projetos de negócios e produtos no mercado como se fossem inovadores quando há alternativas semelhantes disponíveis há anos”.

2 – Descaso com a propriedade intelectual

É essencial que o produto seja patenteado antes de ser anunciado. Segundo Mazzei: “Tem sido um caso recorrente com aplicativos: os criadores levam a feiras em busca de parceiros e, meses depois, surgem várias cópias”.

3 – Falta de timing e alvo de investimento

Para tornar o negócio concreto é necessário verificar se é o momento ideal para investir ou receber investimento. O que não se deve fazer é agir de modo precipitado diante de um aporte externo.

4 – Não traçar objetivos

Toda empresa precisa de um plano a curto, médio e longo prazo. É indispensável estimar os resultados para direcionar as melhores estratégias para continuar progredindo no negócio.

5 – Falta de apoio familiar

A convivência com amigos e parentes que podem auxiliar apoiando as ideias e o investimento que precisa ser realizado, contribuem para o bem-estar do empreendedor. O apoio de pessoas próximas é um fator que não deve ser deixado de lado.