Posts

Como Ser Um Empreendedor

Cada dia mais pessoas dispõe suas habilidades, ideias e criatividade para adentrar no mundo do ‘negócio próprio’ mas, será que, apenas colocar o negócio no mercado pode ser chamado de empreendedorismo?

 

Há uma diferença entre abrir um negócio e ser empreendedor.

A visão sobre essas situações é de extrema importância para que, as pessoas não transformem uma situação difícil, que é o desemprego, em uma situação pior que seria um desempregado com dívidas de uma empresa que não deu certo.

 

Claro que, trazer novas ideias ao mercado, fazê-las serem conhecidas é considerado empreender. Porém, apenas isto não basta. Para obtenção de uma estabilidade empresarial, crescimento, o empreendedorismo se faz mais que isso, segue a linha de pensamento do -‘não é onde se está e sim como chegou’-, e acrescentaria ainda -‘onde posso melhorar’-.

Nesse sentido empreender vai além de abrir o próprio negócio. É dar credibilidade à uma ideia e investir. É uma busca constante de melhorar o desempenho empresarial (ganho/lucros), trazendo ideias inovadoras. Empreender é saber aumentar a produtividade e ainda assim, manter uma rotina benéfica aos funcionários. E claro, enxergar de uma forma ampla, para pensar em novas formas de solucionar problemas que possam surgir.

 

O sucesso de um empreendedor se dá nos detalhes ao longo do caminho percorrido. Cada passo dado dever ser bem executado, para que não ocorra deslizes e frustrações antecipadas – não que isso não ocorra durante o percurso. Boas ideias serão bons negócios se bem executadas, juntamente com um plano de negócios bem formado.

O empreendedor, principalmente do inicio, terá uma carga muito grande e dispensará maior tempo e atenção para o negocio, sendo assim, é de extrema valia que conte com funcionários, sócios ou parceiros que tenham o mesmo comprometimento para que não haja uma sobrecarga.

Investir significa qualidade, por isso é importância recorrer à serviços, produtos que tragam benfeitorias para o negócio e não futuras despesas por ter optado pelo mais barato.

 

Não existem fórmulas para o sucesso de um empreendimento. Atualmente podemos encontrar algumas informações, artigos,cursos on line que nos auxiliam nessas questões (https://www.nibo.com.br/blog/importancia-empreendedorismo-no-brasil/).

 

Apesar da atual situação econômica do Brasil não ser convidativa à novos empreendimentos, vale atentar a ideia que, um empreendimento planejado e executado nesse momento de crise econômica, será planejado com um cuidado maior, terá um maior estudo de mercado e das necessidades do consumidor; tendo maiores chances de sobrevivência e, em futuras dificuldades no cenário econômico, terá uma vantagem sobre a concorrência.