Posts

Como fazer uma análise de investimentos através do ‘caminho crítico’

Image result for investimento

Um “caminho crítico” é um termo que vem do mundo do gerenciamento de projetos. É um modelo que analisa todas as atividades necessárias para completar um projeto e, em seguida, cria uma linha de tempo sobre quando cada atividade deve ser feita para que todo o projeto seja concluído dentro do tempo previsto.

O processo de criação do caminho crítico ajuda a determinar quais atividades são críticas para o resultado e o que acontece se algumas atividades forem atrasadas. Ao usar um caminho crítico, um gerente de projeto pode determinar o tempo mais longo possível que um projeto pode levar -(assumindo muitos atrasos), o tempo médio e o tempo mais curto.

Usando um caminho crítico para tomar decisões de investimento

Ele é usado para tomar decisões de investimento. Se você está à frente do caminho, você vende ações e compra novos títulos com projeções no mercado futuro. Se você está atrás do caminho, você não vende as ações e talvez você tenha que fazer novos investimentos.

Se você acabar por trás do caminho por muitos anos, você precisa aprofundar o porquê. Você gastou mais do que você projetou? Você conquistou menos do que você projetou? Os retornos do mercado foram ruins? Depois de saber por que você está atrás do caminho, você pode fazer mudanças proativas que podem ajudar a movê-lo de volta ao caminho.

Por exemplo, alguns investidores estavam atrás do caminho devido a baixos retornos de mercado. Então, foi recomendado que eles renunciassem a qualquer aumento nas retiradas. Normalmente, se tivessem retirado R$ 10.000 no ano anterior, eles aumentariam para R$ 10.300 no ano seguinte para representar uma taxa de inflação de 3%. Em vez disso, as retiradas permaneceram planas por vários anos até que seu planejamento voltasse ao caminho.

Em alguns casos, existem investidores que estão consistentemente atrás do caminho devido a gastos muito mais do que projetados. Nessa situação, se alguém não está disposto a mudar seu comportamento, é provável que ele fique sem dinheiro muito cedo. Você pode ver esta possibilidade adversa com muitos anos de antecedência, dando tempo suficiente para fazer mudanças para que não fique sem dinheiro.

Medindo contra seu caminho crítico

O caminho crítico fornece algo que você pode medir contra para ver se você está no alvo. Se seus ativos financeiros atuais valerem mais do que o que você projetou originalmente em seu caminho crítico, então você está à frente do plano. Se os ativos financeiros valem menos do que o que você projetou, você está atrás do plano.

Se você está à frente do plano, você tem várias opções, como sofrer menos risco de investimento, aposentar-se mais cedo ou gastar um pouco mais.

Se você está atrás do plano, você também tem opções. Você poderia trabalhar mais tempo, gastar um pouco menos agora, para que você possa economizar mais, ou planejar retirar menos do que planejava quando estiver aposentado.